domingo, 21 de fevereiro de 2010

Minha identidade, Meu chamado!

Oii Gente gostaria de compartilhar com os amados algumas anotações que fiz das ministrações durante o retiro,  espero que edifiquem a vida de vocês como edificou a minha.

Sábado - Manhã / Ministração Renato (Pau Amarelo)

Ele começou testemunhando de sua vida quando adolescente, pois enfrentou alguns problemas com sua identidade. Ele falou sobre o propósito do Senhor para nossas vidas, e nós fez lembrar que nós temos uma identidade. Nós não nascemos do acaso! Glória a Deus, que nos formou desde o ventre da nossa mãe.
Identidade - Idem = O mesmo / Dade = Qualidade, o estado (de está aqui, está em Cristo).
Romanos 8:1 /  Romanos 7:19; 24
Em Cristo não existe condenação, existe ressurreição, vida.

Sábado - Tarde / Ministração Alexandre (Janga)
  • Erros que os jovens não podem cometer:
    1- Não levar a lei da semeadura a sério. Gálatas. 6:6-10
    Consequências: O que colho na minha vida é fruto do que plantei.
    "O semear é opcional, mas o colher é obrigatório."
    2 Samuel 12: 9-15 (Consequência de uma má semeadura)
    2 Samuel 13: 28-29 (Cuidado naquilo que estou plantando hoje)
    -Uma boa semeadura requer perseverança.
    Ex.: Noé
    -Existe um tempo de Deus para colhermos o fruto da nossa semeadura.
    "Aquele que começou a boa obra em minha vida não terminou."
    2- Não investir no crescimento pessoal.
    (Espiritual/ Profissional) Deve equilibrar bem.
    Efésios 4:11-16
    Investir na vida Espiritual (oração, comunhão, leitura da palavra).
    Requer tempo, dedicação, recurso.

    3- Não proteger a área mais vunerável ao pecado.
    Mateus 5:29-30 / Tiago 5:16
    "Quando confessamos nossos pecados o Senhor nos cura."
    Hebreus 12:4

    Domingo - Manhã / Ministração César (Candeias) 

    César começou a ministração com algumas perguntas: 
    Quem é você? Qual é a sua identidade espiritual?
     Nossa identidade sempre será questionada:
    -Temos que ser discipulos seguros de que somos filhos de Deus.
    • Como se tira uma carteira de identidade?
    • Como se tira uma certidão?
    • Como se tira um atestado de nascimento?
    • O que consta no RG? (Nome, filiação...)
    Eu sou filha de Deus!
    Temos uma identidade.
    satanás questiona a nossa identidade:
    -satanás diz para alguns: "Você pecou! Você é impuro!
    Somos filhos de Deus e estamos crescendo. Filipenses 1:6

    Maturidade 
    Significa uma experiência clara e diária com a porta do reino.
    Experiência com arrependimento. 
    Porta do reino de Deus - Fundamento importante para nós que vai determinar toda a nossa caminhada.
    Transição do domínio de satanás  para o governo de Deus (Velha e nova vida): Colossenses 1:13 / Gálatas 5:11
    Nos tornamos uma nova criatura em Cristo Jesus quando passamos pela porta do reino de Deus.
    Alguns discípulos se conseideram mais maduros que outros.
    Maduros em quê?
    O que significa maturidade espiritual?
    1 João 2: 12-14 (Aqui João está falando de três níveis de maturidade: Pais, Jovens, Filhinhos)
    Vamos observar os três níveis:
    • Filhinhos: Os pecados são perdoados.
    • Jovens: Ousados, fortes, audácia, determinação, intrepidez, sonhadores.
    • Pais: Frutíferos, responsáveis, levam a carga, líderes, ainda que jovens...
    Não devemos ser tolerantes com o pecado, devemos ser radicais com o pecado.

    O que você é? (Está pergunta não tem haver com a idade cronológica)
    Filhinhos, Jovem, Pai.

    Algumas perguntas que podem me ajudar:
    • Em que nível de maturidade eu me encontro?
    • Qual é a principal razão que mantém nesse nível de maturidade?
    • Que decisão posso tomar para amadurecer espiritualmente?
    Quem sou eu?
    1- Sou filho conhecido por Deus.
    Romanos 8:29
    Eu não havia nascido e Deus já me conhecia.
    Primeira verdade: Deus sabe que eu existo.

    2- Sou um filho escolhido por Deus.
    Efésios 1:4
    Segunda verdade: Deus me escolheu, Ele sabe meu nome.

    3- Sou um filho amado por Deus.
    Jeremias 31:3 / 1 João 3:1
    Terceira verdade: Deus me amou e amará sempre! Deus me ama como eu sou, Deus é amor!

    4- Sou um filho criado por Deus.
    Salmos 139:13-18 / Jeremias 1:5
    Quarta verdade: Deus é o meu criador, Ele me formou.

    5- Sou um filho guardado por Deus.
    Judas 24 / 2 Tessalonicenses 3:3
    Quinta verdade: Graças a Deus pelo o seu cuidade todos os dias.

    6- Sou um filho chamado por Deus.
    Para que o Senhor me chamou?
    Romanos 1:6 / Romanos 1:7
    Sexta verdade: Deus me chamou para ser santo, ser santo é agradar a Deus em tudo que faço.

    Domindo - Tarde / Ministração William (Cruz Cabugá)

    Serviço:
    O discípulo serve e cria oportunidade para servi.
    Quem quer servir sai da zona de conforto. (João 13)
    Servir não é uma opção é uma missão. Ser servo é um traço do carácter do discípulo. (Mateus 20:25-28)
    O servo serve a todos.
    Você quer ensinar a pessoa de Jesus? Sirva!
    O filho do homem veio para servir.

    Segunda - Manhã / Ministração Paulinho (Cruz Cabugá)

    Lucas 8:14 / 1 Coríntios 15:58/ 2 Pedro 2:20-22
    Deus quer me ensinar a ter uma fé constante.
    Provérbios 4:18 / 1 João 1:8 / 1 João 2:1 / Isaías 59:1-2 / Hebreus 12:14
    Pro pecado existir tem q haver dois elementos:
    -O diabo (Atos 5:3) tentador (Efésios 6:10-12 / 1 Pedro 5:8).
    -Brecha na minha vida.
    O diabo sozinho na nossa vida é inoperante.
    Não deixar brecha.
    Equação infernal
    diabo + brecha = pecado
    Quando não observamos os principios do Senhor que estão em sua palavra estamos dando brecha.

    Lucas 4:13 / Salmos 139:1/  Provérbios 16:12/ Provérbios 14: 12 / Tiago 1:13-17 / Salmos  119:9;11;133 / Colossenses 3:1-13/ Efésios 4:26/ Provérbios 29:1 / 1 Coríntios 6:18-20 / Efésios 6:1-3 / Gálatas 6:6 / Hebreus 13:17 / 2 Samuel 1:19

    O Retirou encerrou na terça-feira depois do almoço. Antes tive o privilégio de ceiar com os irmãos e renovar minha aliança com eles e com Deus. Foi Lindo!!! Obrigada Deus pelo privilégio!!! O Senhor marcou minha vida durante esses dias de Comunhão e Crescimento jamais vou esquecer.

    Beijos para todos!

    0 comentários: